Economia

Venda de veículos novos no Brasil volta a cair em setembro

O mercado brasileiro de veículos novos voltou a recuar em setembro, em ritmo menos intenso que o de agosto


	Carros estacionados: vendas de veículos em setembro somaram 200.095 unidades
 (hristian Müller/Thinkstock)

Carros estacionados: vendas de veículos em setembro somaram 200.095 unidades (hristian Müller/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 17h01.

São Paulo - O mercado brasileiro de veículos novos voltou a recuar em setembro, em ritmo menos intenso que o de agosto, o que incentivou a associação de distribuidores Fenabrave a ver chance de leve recuperação nos próximos meses para alguns segmentos.

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em setembro somaram 200.095 unidades, pior resultado desde fevereiro, quando o setor licenciou cerca de 186 mil veículos. Na comparação com agosto, as vendas recuaram 3,46 por cento e ante setembro de 2014 houve tombo de 32,47 por cento. Em agosto, o recuo mensal das vendas tinha sido de 8,9 por cento.

"Algumas marcas estão realizando lançamentos que poderão estimular o consumo, principalmente, para automóveis e comerciais leves", disse em comunicado o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

O ponto positivo em setembro foi o crescimento 1,88 por cento nas vendas de caminhões no comparativo com agosto, para 5.946 unidades. Ante setembro do ano passado, porém, o segmento continuou no vermelho, caindo 46,97 por cento.

Já o segmento de carros e comerciais leves amargou quedas nas comparações mensal e anual, de 3,6 e 31,8 por cento, respectivamente, segundo os dados da Fenabrave.

No acumulado do ano, a queda das vendas de veículos é de 22,66 por cento, a 1,95 milhão de unidades.

Nesta semana, o presidente da associação de montadoras, Anfavea, Luiz Moan, afirmou que a entidade deverá piorar na próxima semana suas projeções de venda de veículos novos em 2015 para queda de entre 23 e 24 por cento, ante expectativa atual de recuo de 20,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaVeículosVendas

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE