Economia

Venda de material de construção segue em queda e recua 17,7%

As vendas dos materiais de base caíram 15,7 por cento em outubro, ano a ano, mas subiram 5,4 por cento sobre setembro


	Materiais de construção: as vendas dos materiais de base caíram 15,7 por cento em outubro
 (thinkstock)

Materiais de construção: as vendas dos materiais de base caíram 15,7 por cento em outubro (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 09h15.

Rio de Janeiro - As vendas de materiais de construção no Brasil caíram 17,7 por cento em outubro na comparação anual e devem continuar fracas até pelo menos março do ano que vem, informou nesta quinta-feira a associação que reúne fabricantes do setor, Abramat.

O resultado já era esperado, segundo a Abramat, uma vez que outubro de 2014 teve vendas excepcionalmente altas. Na comparação com setembro, o indicador subiu 5,5 por cento, enquanto no acumulado do ano o resultado é negativo em 12,3 por cento. Para 2015, a previsão da Abramat é de retração de 9 por cento em relação ao ano passado, quando o recuo foi de 5,9 por cento.

"Há sinais que nos próximos três meses deve haver uma estabilização na queda do faturamento, porém não se espera resultados positivos antes de março de 2016", afirmou a Abramat em comunicado à imprensa.

As vendas dos materiais de base caíram 15,7 por cento em outubro, ano a ano, mas subiram 5,4 por cento sobre setembro.

No ano, o segmento tem queda de 11,1 por cento. Já nos materiais de acabamento, o recuo frente a outubro de 2014 foi de 20,8 por cento e subiram 5,5 por cento sobre setembro. No ano até outubro, a queda é de 14,4 por cento.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção teve queda de 7,5 por cento na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação com setembro, houve queda de 0,7 por cento.

"A redução das reformas em função do aumento do desemprego, a queda na renda das famílias e o adiamento de investimentos devido e a desaceleração da economia como um todo prejudicam fortemente a indústria e inibem investimentos”, afirmou em comunicado à imprensa o presidente da Abramat, Walter Cover.

Acompanhe tudo sobre:Materiais de construçãoVendas

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês