Economia

Venda de imóveis em São Paulo cai pela metade no primeiro tri

Aumento do preço das moradias causou a queda, acredita o setor

Em março a queda na venda de imóveis ficou em 61,8% (EXAME)

Em março a queda na venda de imóveis ficou em 61,8% (EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2011 às 17h43.

São Paulo – A venda de imóveis residenciais na capital paulista caiu 61,8% em março em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram vendidas 1.566 casas e apartamentos, segundo levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Em comparação com fevereiro, a retração foi 16,2%. No acumulado do primeiro trimestre, a quantidade de imóveis vendidos em São Paulo caiu pela metade, quando comparada aos três primeiros meses de 2010 (4.265 e 8.461 unidades, respectivamente).

Na região metropolitana, a venda de imóveis residenciais (10.162 unidades) caiu 39,5% nos primeiros três meses do ano, em comparação com o mesmo trimestre de 2010.

Para o economista-chefe do sindicato, Celso Petrucci, a queda foi um ajuste do mercado, devido ao valor dos imóveis que, “por se tratar de um bem patrimonial, não pode crescer de forma infinita”. Além disso, ele destacou que o ambiente econômico está menos favorável neste começo de ano, “com perspectiva de aumento da inflação e consequente elevação das taxas de juros”.

Petrucci ressaltou, no entanto, que ainda é cedo para determinar como será o comportamento do mercado imobiliário ao longo do ano. Por enquanto, fica a impressão de que as vendas estão caindo por causa de um "ajuste técnico, devido à valorização dos imóveis e dos insumos”.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisImóveisSão Paulo capitalHabitação no Brasil

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025

1% mais rico acumula 41% da nova riqueza global, mostra relatório