Economia

Venda antecipada da soja 2014/15 está em 10%, diz Céleres

Preços baixos oferecidos nas regiões produtoras vem retraindo fechamento de negócios pelos agricultores


	Plantação de soja: negociação antecipada da safra 2014/15 é de 10% do volume projetado
 (Ty Wright/Bloomberg)

Plantação de soja: negociação antecipada da safra 2014/15 é de 10% do volume projetado (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 13h32.

São Paulo - A negociação antecipada da safra de soja 2014/15, que está começando a ser plantada no país, atingiu apenas 10 por cento do volume projetado, contra 28 por cento no mesmo período do ano passado, disse nesta segunda-feira a consultoria Céleres.

Agricultores têm estado retraídos no fechamento de novos negócios devido aos preços baixos oferecidos nas regiões produtoras, acompanhando uma acentuada redução nas cotações internacionais em meio a safras recordes no Brasil e nos EUA.

Neste cenário de retração nos negócios, os prêmios oferecidos por compradores internacionais nos portos brasileiros para a soja com entrega nos primeiros meses de 2015 subiram nas últimas semanas e estão acima dos patamares vistos um ano atrás, numa indicação de que o mercado tenta destravar as vendas antecipadas do produto.

Por outro lado, a Céleres projeta que "não há perspectiva de retomada do mercado no curto prazo, tendo em vista a boa safra nos Estados Unidos e a tendência de aumento da oferta sul-americana".

A consultoria estimou a safra brasileira de soja 2014/15 em um recorde de 91,3 milhões de toneladas, mantendo o volume projetado no mês passado, que representa um aumento de quase 6 por cento ante a temporada anterior.

Para o milho, a Céleres manteve a projeção de uma primeira colheita de 36,1 milhões de toneladas (+6,1 por cento ante 13/14), e de 49,1 milhões de toneladas na segunda safra (+10,6 por cento), totalizando 85,1 milhões de toneladas em 2014/15.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaBanco SafraCommoditiesEmpresasSojaTrigo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China