Economia

Varejo teve movimento 0,3% maior em novembro, diz Boa Vista

Essa é a sexta alta consecutiva


	Loja em liquidação: o setor de Tecidos, Vestuários e Calçados foi o que apresentou a maior variação mensal, de 1,5%
 (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Loja em liquidação: o setor de Tecidos, Vestuários e Calçados foi o que apresentou a maior variação mensal, de 1,5% (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 12h46.

São Paulo - O movimento do comércio varejista no País cresceu 0,3% em novembro ante outubro, na série dessazonalizada, informou, nesta sexta-feira, 20, a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É a sexta vez consecutiva de avanço do indicador.

No acumulado de janeiro a novembro houve alta de 1,9% sobre igual período de 2012. Avaliando os últimos 12 meses, de dezembro de 2012 a novembro de 2013, contra os 12 meses terminados em novembro do ano anterior, de dezembro de 2011 a novembro de 2012, o indicador subiu 2,4%.

De acordo com a Boa Vista, o setor varejista registrou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e maior oferta de crédito pessoal.

No entanto, "a desaceleração na maioria dos segmentos modifica o quadro de forte expansão até então vivenciado pelo comércio" e deve, segundo a administradora, ter reflexos na tendência de crescimento mais moderada para o ano que vem.

Assim, a Boa Vista avalia que a expansão do comércio deve refletir em 2014 os efeitos negativos da pressão inflacionária, da perda do ritmo de criação de emprego e da desaceleração do rendimento médio da população ocupada no período.

Setores

O setor de Tecidos, Vestuários e Calçados foi o que apresentou a maior variação mensal, de 1,5%, com o dado já dessazonalizado. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aparece em seguida, com expansão de 0,7% em novembro ante outubro.

O setor de Supermercado, Alimentos e Bebidas ficou estável, enquanto o de Combustíveis e Lubrificantes recuou 0,5%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioVarejoSCPCBoa Vista SCPC

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE