Economia

Varejo tem pior alta anual para o mês desde 2003, diz IBGE

O setor teve um crescimento anual de 4,1% no mês de setembro


	Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados
 (Getty Images)

Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 10h46.

Rio - O crescimento anual de 4,1% no mês de setembro no varejo restrito foi o pior resultado para meses de setembro desde 2003 (-2,8%). A principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados, que teve alta de apenas 0,7% no período.

Segundo a técnica Aleciana Gusmão, da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi um dos setores mais impactados pela alta do dólar. A inflação do grupo alimentação em domicílio em 12 meses chega a 8,7%, acima dos 5,84% registrados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O resultado para o setor de hiper e supermercados também é o menor desde 2003, quando a taxa anual de setembro havia ficado em -3,8%. Depois disso, o menor resultado para meses de setembro havia sido em 2008 (+1,3%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGEVarejo

Mais de Economia

Alckmin recebe principal representante da embaixada dos EUA no Brasil um dia após início do tarifaço

Com Pix, brasileiros economizam R$ 107 bilhões em cinco anos, diz estudo

Câmara aprova MP que permite pagamento extra a servidores para reduzir fila de 2 milhões do INSS

Emprego com carteira assinada cresce 22,9% no Paraná desde 2020 — no maior ritmo do país