Economia

Varejo se recupera e cresce 2,3% em outubro, diz Serasa

Com resultado setor reverte a queda de 1,9% vista em setembro e confirma a trajetória de expansão prevista para a atividade no último trimestre do ano


	Na comparação com outubro de 2011, o movimento no comércio registrou expansão de 13,3%
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Na comparação com outubro de 2011, o movimento no comércio registrou expansão de 13,3% (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2012 às 08h17.

São Paulo - O movimento de consumidores nas lojas do país cresceu 2,3 por cento em outubro sobre o mês anterior, revertendo a queda de 1,9 por cento vista em setembro e confirmando a trajetória de expansão prevista para a atividade varejista no último trimestre do ano, segundo o indicador de atividade do comércio da Serasa Experian.

Na comparação com outubro de 2011, o movimento no comércio registrou expansão de 13,3 por cento e, no acumulado dos dez meses do ano, a atividade varejista cresceu 9,5 por cento.

Segundo a Serasa, o resultado no mês passado foi favorecido pelo desempenho das lojas de materiais de construção e do segmento de combustíveis e lubrificantes, além dos setores de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

Em contrapartida, o único segmento do varejo a registrar queda foi o de tecidos, vestuário e calçados, com recuo de 0,7 por cento no fluxo de consumidores nas lojas.

A recuperação do consumo no país ocorre após desaceleração generalizada no primeiro semestre, refletindo medidas de estímulo que incluíram uma onda de cortes de juros, desonerações e incentivos fiscais.

"Tal cenário deverá prevalecer ao longo dos próximos meses, contribuindo para a predominância de resultados favoráveis para a atividade varejista no curto prazo", afirmaram os economistas da Serasa, em nota.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioempresas-de-tecnologiaVarejoConsumoSerasa ExperianExperian

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE