Economia

Varejo registra movimento 1,8% menor em maio

A elevação de juros, a piora do mercado de trabalho, o aumento de tributos e a inflação alta continuarão afetando a confiança e o poder de compra do consumidor


	Varejo: dentre os principais setores que compõem o índice, "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 5,3% entre abril e maio, descontados os efeitos sazonais
 (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

Varejo: dentre os principais setores que compõem o índice, "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 5,3% entre abril e maio, descontados os efeitos sazonais (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 12h28.

São Paulo - O movimento do comércio varejista caiu 1,8% em maio ante abril, segundo dados sazonalmente ajustados, informou a Boa Vista SCPC, nesta segunda-feira, 22. Também foram registradas retrações na comparação com maio de 2014 (3,2%) e no acumulado no ano (1,3%). Apenas nos 12 meses encerrados em maio houve avanço, de 0,7%.

Segundo a Boa Vista, o indicador continua o processo de desaceleração de longo prazo iniciado no segundo semestre do ano passado. "Fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, aumento de tributos e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor em 2015", diz a empresa.

Dentre os principais setores que compõem o índice, "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 5,3% entre abril e maio, descontados os efeitos sazonais. A variação acumulada em 12 meses foi de queda de 0,2%. Já a categoria "Tecidos, Vestuários e Calçados" caiu 1,3% na margem, mas subiu 1,4% em 12 meses.

Em "Supermercados, Alimentos e Bebidas" há altas de 0,3% e 1,5%, respectivamente. Já o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" avançou 1,9% na comparação mensal e 2,1% entre junho de 2014 e maio de 2015. Em "Outros artigos de varejo", foi registrada queda de 6,0% na margem e retração de 4,6% na comparação interanual.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumoDesempregoInflaçãoJurosVarejo

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula