Economia

'Vamos manter trajetória atual de aumento de juros', diz Lagarde em Davos

No ano passado, o BCE elevou seu juros básicos em 250 pontos-base, numa tentativa de conter a disparada da inflação

BCE: Lagarde, que falou durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, disse também que o noticiário econômico ficou "bem mais positivo" nas últimas semanas (Bloomberg/Getty Images)

BCE: Lagarde, que falou durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, disse também que o noticiário econômico ficou "bem mais positivo" nas últimas semanas (Bloomberg/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de janeiro de 2023 às 11h03.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira (19) que a instituição irá manter a trajetória atual de aumentos das taxas de juros, uma vez que a inflação da zona do euro permanece "muito alta".

No ano passado, o BCE elevou seu juros básicos em 250 pontos-base, numa tentativa de conter a disparada da inflação, que passou a desacelerar a partir de novembro, após atingir patamar recorde em outubro.

Lagarde, que falou durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, disse também que o noticiário econômico ficou "bem mais positivo" nas últimas semanas e que o PIB da zona do euro poderá sofrer apenas uma "pequena contração".

Lagarde comentou ainda que o mercado de trabalho na Europa nunca esteve tão vibrante como agora e previu que 2023 será melhor do que o esperado.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:BCEChristine LagardeDavosFórum Econômico MundialInflaçãoJuros

Mais de Economia

Haddad evita comentários sobre o Copom e diz que decisão “atrasada” do FED trará ventos favoráveis

Análise: Copom deixa a porta aberta para acelerar ritmo de alta da Selic para 0,5 ponto percentual

Brasil tem 2º maior juro real do mundo após alta da Selic; veja ranking

Copom eleva Selic em 0,25 pp, para 10,75% ao ano, e sinaliza novas altas de juros