Economia

Valorização do dólar tem impacto sobre EUA, diz Fed

Presidente do Fed regional em Nova York destacou que a valorização de quase 15% do dólar pode reduzir o crescimento do PIB em 0,6% em um ano

Presidente do Fed regional em Nova York destacou que a valorização de quase 15% do dólar pode reduzir o crescimento do PIB em 0,6% em um ano (Stan Honda/AFP)

Presidente do Fed regional em Nova York destacou que a valorização de quase 15% do dólar pode reduzir o crescimento do PIB em 0,6% em um ano (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 14h39.

Washington - A recente valorização do dólar tem um impacto significativo sobre a economia americana e deve afetar o crescimento, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em Nova York.

O presidente da representação regional em Nova York, William Dudley, destacou que a valorização de quase 15% do dólar, "que encarece as exportações americanas e as importações mais competitivas" pode reduzir o crescimento do PIB em 0,6% em um ano.

No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) americano, que terá a primeira estimativa publicada em 29 de abril, aumentará apenas 1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, afirmou Dudley.

Outro fator que contribui para a desaceleração da economia é a queda dos preços da energia, que pode levar a uma redução mais expressiva dos investimentos no setor de gás e petróleo.

"Isto vai frear consideravelmente a atividade econômica", advertiu Dudley.

O economista afirmou que o primeiro aumento das taxas de juros "dependerá dos dados econômicos" e que depois o ritmo de aumentos será "relativamente frágil".

A taxa básica de juros do Fed permanece próxima de zero desde o fim de 2008, com o objetivo de estimular a economia.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoDólarEstados Unidos (EUA)MoedasPaíses ricos

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China