Economia

Vale confirma descoberta de petróleo e gás no poço de Vampira

Somente após testes será necessário estimar o volume de hidrocarbonetos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2009 às 13h23.

A Vale confirmou nesta sexta-feira (31) a existência de hidrocarbonetos no poço exploratório de Vampira, localizado no bloco BM-S-48, na bacia de Santos. Uma análise preliminar de duas amostras colhidas entre 4.821 e 4.841 metros de profundidade indicam a presença de petróleo leve e gás. Somente após a realização de testes necessários será possível estimar o volume de hidrocarbonetos descoberto.

No início da semana, a Repsol - operadora do consórcio detentora de 40% da concessão - enviou um comunicado sobre a descoberta. A Vale tem participação de 12,5% do consórcio, composto ainda pela Petrobras (35%) e Woodside (12,5%).

A campanha de perfuração, iniciada em setembro passado no poço Panoramix e posteriormente no poço Vampira, será interrompida por cerca de dois meses e incluirá no mínimo um poço adicional ao longo deste e do próximo ano.

Em maio, a mineradora anunciou a descoberta de Panoramix - o primeiro caso de sucesso na exploração de gás natural nas bacias sedimentares brasileiras. “A atividade de exploração desenvolvida pela Vale esta alinhada com a estratégia de diversificar e otimizar a nossa matriz energética”, anotou a mineradora em comunicado. “O portfólio de exploração da Vale compõe-se atualmente de participações minoritárias em consórcios que detém 16 concessões nas bacias do Espírito Santo, Para-Maranhao, Parnaíba e Santos.”

Os investimentos da companhia em exploração de gás natural somam 261 milhões de dólares para 2009, sendo que 72 milhões de dólares já foram realizados no primeiro semestre do ano.

Às 12h32, as ações preferenciais da Vale (VALE5, sem direito a voto) registravam alta de 0,81%, negociadas a 32,27 reais. No mesmo instante, o Ibovespa subia 0,27%, aos 54.623 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros