Economia

Uso de capacidade instalada cai a 70% em dezembro, diz CNI

Já a produção industrial caiu em dezembro para 40,2 pontos


	Trabalhador da indústria: o indicador de evolução do número de empregados cedeu para 46,4 pontos em dezembro, ante 48,8 pontos em novembro
 (Marcos Issa/Bloomberg)

Trabalhador da indústria: o indicador de evolução do número de empregados cedeu para 46,4 pontos em dezembro, ante 48,8 pontos em novembro (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 11h02.

Brasília - O nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria brasileira caiu para 70% em dezembro, após registrar 74% no mês anterior, segundo dados da Sondagem Industrial divulgada há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador da UCI efetiva em relação a usual recuou para 41,7 pontos, ante 45,4 em novembro.

A produção industrial caiu em dezembro para 40,2 pontos. Em novembro, o índice havia registrado 48,4 pontos. Trata-se do menor resultado da série histórica mensal da CNI, que teve início em janeiro de 2010. O estoque efetivo em relação ao planejado caiu para 50,6 pontos, ante 50,7 pontos em novembro. Já o indicador de evolução de nível de estoques recuou para 48,2 pontos em dezembro, ante 50,4 pontos no mês anterior.

O indicador de evolução do número de empregados cedeu para 46,4 pontos em dezembro, ante 48,8 pontos em novembro. O levantamento foi feito com 1.953 empresas entre 6 e 16 de janeiro.

"O fraco desempenho das grandes empresas foi o principal responsável pela queda na atividade industrial em dezembro", afirma o documento. De acordo com a CNI, as grandes empresas também foram as que mais demitiram no mês passado.

"O cenário causa preocupação pois as grandes empresas são as forças motrizes das cadeias produtivas, com alto poder de influência sobre as demais empresas. Suas dificuldades, caracterizadas pelos resultados de dezembro, podem vir a inibir a atividade das empresas de pequeno e médio porte nos próximos meses".

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaIndústria

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto