Economia

Uso da capacidade instalada na indústria cai a 82%

Em novembro, o faturamento real dessazonalizado da indústria caiu 1,8 por cento frente a outubro, terceiro resultado negativo seguido


	Indústria: no acumulado de 2013 até novembro, em comparação a igual período do ano anterior, houve alta de 4,0 por cento no faturamento real, de 0,1 por cento nas horas trabalhadas, e de 0,7 por cento no emprego
 (Getty Images)

Indústria: no acumulado de 2013 até novembro, em comparação a igual período do ano anterior, houve alta de 4,0 por cento no faturamento real, de 0,1 por cento nas horas trabalhadas, e de 0,7 por cento no emprego (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 11h14.

São Paulo - A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira caiu em novembro ante o mês anterior, assim como o faturamento real e as horas trabalhadas, destacando a fraqueza do setor no final de 2013.

Dados dessazonalizados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta sexta-feira mostram que o uso da capacidade instalada caiu a 82,0 por cento em novembro, ante 82,2 por cento em outubro segundo números revisados após divulgação anterior de 82,1 por cento.

A CNI informou ainda que, em novembro, o faturamento real dessazonalizado da indústria caiu 1,8 por cento frente a outubro, terceiro resultado negativo seguido.

As horas trabalhadas na produção recuaram 0,6 por cento em novembro na comparação com o mês anterior, enquanto o emprego avançou 0,1 por cento, informou a CNI. A massa salarial, por outro lado, teve alta de 0,8 por cento no mesmo período, mas o rendimento médio ficou estável.

No acumulado de 2013 até novembro, em comparação a igual período do ano anterior, houve alta de 4,0 por cento no faturamento real, de 0,1 por cento nas horas trabalhadas, e de 0,7 por cento no emprego.

Em novembro, a produção industrial divulgada pelo IBGE mostrou queda de 0,2 por cento sobre outubro, interrompendo três meses seguidos de alta.

O resultado destaca a fraqueza do setor, que mostrou em 2013 desempenhos erráticos que atrapalharam a recuperação da economia como um todo.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da Indústriaeconomia-brasileiraIndústria

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto