Milho: os estoques de milho nos EUA ao final de 2013/14 deverão atingir 2,004 bilhões de bushels, segundo o USDA. (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de maio de 2013 às 15h14.
Washington - Uma safra recorde de milho e soja nos EUA deverá pôr fim a três anos de estoques apertados no país, mas a safra de trigo de inverno é menor que a esperada, disse o governo nesta sexta-feira.
As tradings de grãos têm se preparado para uma oferta apertada na próxima temporada, mas os estoques finais de milho e soja para o novo ano-safra serão levemente maiores do que o esperado.
A previsão divulgada nesta sexta-feira é a primeira para a colheita no outono do hemisfério norte. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que o país irá colher um recorde de 14,14 bilhões de bushels, apesar de um início tardio no plantio que irá reduzir produtividades.
De mesma forma, os estoques de milho nos EUA ao final de 2013/14 deverão atingir 2,004 bilhões de bushels, segundo o USDA, quase três vezes mais que os 759 milhões de bushels previstos para 31 de agosto do atual ano comercial e levemente acima das estimativas do mercado.
A produção de soja dos EUA foi estimada em um recorde de 3,39 bilhões de bushels em 2013/14, com estoques finais praticamente dobrando, para 265 milhões de bushels, ante os 125 milhões estimados para 31 de agosto deste ano. A estimativa dos traders ficou na média de 236 milhões de bushels para o final da nova temporada.
A safra de inverno de trigo dos EUA foi prevista em 1,49 bilhão de bushels, queda de 10 por cento ante o ano passado, principalmente devido a danos com o frio e a seca no centro e no sul das Planícies, principal região produtora.