Economia

USDA estima safras de milho e soja abaixo do esperado

Safras encerrarão um período de três anos de declínio da produção e estoques cada vez mais apertados, o que significará preços mais baixos


	Milho: estoques dos EUA deverão cair para a mínima de 17 anos no milho e a uma baixa de nove anos para a soja no ciclo que termina em 31 de agosto
 (Reprodução da web)

Milho: estoques dos EUA deverão cair para a mínima de 17 anos no milho e a uma baixa de nove anos para a soja no ciclo que termina em 31 de agosto (Reprodução da web)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 14h34.

Washington - Os produtores norte-americanos colherão a maior safra de milho e a terceira maior de soja já registradas, estimou o governo nesta segunda-feira, mas a colheita será menor do que o esperado pelo mercado, por conta de produtividades mais baixas que o previsto.

Estas safras encerrarão um período de três anos de declínio da produção e estoques cada vez mais apertados, o que significará preços mais baixos das commodities provavelmente até o próximo verão do hemisfério norte.

Mas os estoques dos Estados Unidos para o novo ano ficaram abaixo do previsto por analistas.

Com a colheita começando em algumas semanas, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) previu uma safra de milho de 13,763 bilhões de bushels, aumento de 28 por cento sobre o ciclo afetado pela seca em 2012, mas 2 por cento menor do que o previsto por operadores.

A soja foi estimada em 3,255 bilhões de bushels, 8 por cento maior ante o ano passado, mas mais de 2 por cento abaixo das expectativas do mercado.

As culturas estão amadurecendo um pouco mais tarde do que o habitual devido a uma primavera fria e chuvosa no hemisfério norte, ficando mais vulneráveis do que o habitual a geadas precoces. Mas os meteorologistas esperam temperaturas mais quentes no encerramento do ciclo de desenvolvimento.

Os estoques dos EUA deverão cair para a mínima de 17 anos no milho e a uma baixa de nove anos para a soja no ciclo que termina em 31 de agosto (2012/13).


Os estoques finais do ciclo 2013/14 foram estimados pelo USDA em 1,837 bilhão de bushels de milho, os maiores desde 2006, e os de soja em 220 milhões de bushels, também os maiores desde 2006.

No entanto, os analistas esperavam os estoques de milho em 1,971 bilhões de bushels de soja e de 263 milhões de bushels.

As estimativas de safra foram baseadas em pesquisa com 28 mil produtores, bem como verificações em campo do USDA.

Mundo

A produção mundial de trigo foi prevista em recorde de 705,4 milhões de toneladas, disse o USDA, citando clima favorável no Cazaquistão e Rússia e safra maior da Ucrânia.

As exportações brasileiras de milho foram revisadas para cima, com o embarque em 2013/14 visto com alta de 2,5 milhões de toneladas, para 24,5 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEstados Unidos (EUA)MilhoPaíses ricosSoja

Mais de Economia

Governo reduzirá imposto de importação se preço de alimento no Brasil for maior do que no exterior

Festival da Primavera: China prevê 1,85 milhão de viagens diárias em 2025

RMB se mantém como 4ª moeda mais ativa do mundo em pagamentos globais

Brasil registra déficit de US$ 56 bilhões nas contas externas em 2024, o maior desde 2019