Economia

USDA eleva projeção de exportação de soja do Brasil em 13/14

País deverá exportar 44 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, à frente dos Estados Unidos no comércio global da oleaginosa


	Colheita de soja na cidade de Tangará da Serra em Cuiabá: número estimado para as vendas externas brasileiras é maior que as 42,5 milhões de toneladas previstas anteriormente
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Colheita de soja na cidade de Tangará da Serra em Cuiabá: número estimado para as vendas externas brasileiras é maior que as 42,5 milhões de toneladas previstas anteriormente (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 15h53.

O Brasil deverá exportar 44 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, com o país à frente dos Estados Unidos no comércio global da oleaginosa na atual temporada, segundo levantamento mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desta sexta-feira.

O número estimado para as vendas externas brasileiras é maior que as 42,5 milhões de toneladas previstas no relatório de setembro, e supera em 2 milhões de toneladas o volume exportado pelo Brasil no ciclo anterior, segundo o USDA.

Já as exportações norte-americanas de soja estão estimadas pelo USDA em 39,46 milhões de toneladas, também maiores em relação as 37,29 milhões de toneladas apontadas no último relatório, de setembro.

O aumento na expectativa de exportação dos EUA ocorreu com uma melhora na previsão de safra norte-americana, que passou de 85,7 milhões para 88,6 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada nesta sexta-feira.

Com isso, aliás, os EUA voltaram a ter possibilidade de produzir mais soja do que o Brasil em 2013/14 --a colheita da safra norte-americana está no final, enquanto a brasileira ainda está em plantio.

A estimativa para a safra de soja do Brasil foi mantida em 88 milhões de toneladas, estável ante o relatório anterior, mas bem acima das 82 milhões de toneladas produzidas na temporada 2012/13.

O número previsto pelo USDA, entretanto, está abaixo da estimativa mais otimista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou seu relatório mais cedo nesta sexta-feira, no qual prevê que a safra brasileira está projetada em até 90,2 milhões de toneladas. [ID:nL2N0IT0L7 (Por Fabíola Gomes)

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioCommoditiesSojaTrigo

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto