Economia

União cobra prejuízo por explosão de navio no porto de Paranaguá

A Procuradoria da União (PU) no Paraná apresentou na Vara Única Federal de Paranaguá (PR) uma ação contra a empresa Sociedad Naviera Ultragas Ltda, para ressarcir aos cofres públicos R$ 1,37 milhão, gastos pela União após a explosão de um dos tanques do navio chileno MT Vicuña, no dia 15 de novembro de 2004, no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

A Procuradoria da União (PU) no Paraná apresentou na Vara Única Federal de Paranaguá (PR) uma ação contra a empresa Sociedad Naviera Ultragas Ltda, para ressarcir aos cofres públicos R$ 1,37 milhão, gastos pela União após a explosão de um dos tanques do navio chileno MT Vicuña, no dia 15 de novembro de 2004, no porto de Paranaguá.

O acidente provocou o vazamento de óleo diesel marítimo, óleo bunker, óleo lubrificante e metanol nas águas das baías do Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba, o que causou danos ambientais, poluição e o desemprego temporário de 5.052 pescadores artesanais.

Para evitar qualquer espécie de contaminação alimentar pelos cidadãos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiram as atividades de pesca durante 60 dias.

Com a suspensão da pesca, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) assegurou o pagamento do benefício seguro-desemprego a todos os pescadores. Eles receberam até três parcelas de 260 reais.

O advogado da União Antônio Célio Martins Timbó da Costa foi o responsável pela elaboração do parecer e pelo levantamento de provas essenciais para o ajuizamento da ação.

Na peça, a PU destaca que "não seria plausível que o Estado Social de Direito, concebido pelo Constituinte Brasileiro, em momento de grande infortúnio, relegasse famílias de trabalhadores à própria sorte e ao risco alimentar". De outro lado, ressalta que não haveria necessidade da União suportar a despesa realizada se o acidente não tivesse ocorrido.

A PU é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da AGU.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad elogia retirada do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras