Economia

UE teme que regulador alemão bloqueie movimento de capital

Segundo o jornal Handelsblatt, Comissão Europeia está preocupada sobre a possibilidade do BaFin estar inibindo a livre movimentação de capital no mercado comum europeu

Pilha de moedas de euro: a operação de recapitalização deve ser encerrada até abril de 2013 (©afp.com / Philippe Huguen)

Pilha de moedas de euro: a operação de recapitalização deve ser encerrada até abril de 2013 (©afp.com / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 08h43.

Frankfurt - A Comissão Europeia está preocupada sobre a possibilidade do regulador do setor bancário alemão (BaFin) estar inibindo a livre movimentação de capital no mercado comum europeu, publicou o jornal Handelsblatt, nesta quinta-feira.

A comissão e a Autoridade Bancária Europeia (EBA) estão examinando a política do BaFin que exige que os bancos --incluindo subsidiárias de instituições estrangeiras-- mantenham liquidez suficiente para suas operações alemãs, segundo a publicação, citando o porta-voz do comissário de mercado interno e serviços Michel Barnier.

A Comissão Europeia não estava imediatamente disponível para comentários.

Ainda conforme o jornal, a preocupação é de que algumas unidades alemãs de bancos estrangeiros estejam sendo impedidas de transferir recursos para suas controladoras.

O Banco da Itália é apontado como tendo levantado a questão do BaFin junto à EBA. Já o italiano Unicredit, que tem uma grande subsidiária alemã, tem criticado as regras do BaFin, segundo a publicação.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBancosEuropaFinançasPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa