Economia

UE prevê dificuldades em negociações com Mercosul

De acordo com autoridades europeias, o maior entrave para o acordo seria a competitividade no setor agrícola dos países da América do Sul

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso (.)

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso (.)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2010 às 09h20.

Bruxelas - Os 27 países-membros da União Europeia (UE) confiam em levar adiante um acordo de associação entre o bloco europeu e o Mercosul, mas preveem que as negociações sejam "muito difíceis", afirmaram hoje fontes diplomáticas europeias.

O acordo de associação entre UE e Mercosul (formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) será um dos mais importantes pontos da agenda para a cúpula entre países europeus e latino-americanos, que será realizada na próxima semana em Madri.

Segundo as mesmas fontes, o que mais dificulta as negociações é o fato de os países do Mercosul serem muito competitivos na produção de alguns produtos agrícolas, "sensíveis" para a UE porque também são produzidos ou cultivados no bloco europeu.

Iniciadas em 2000, as negociações estão bloqueadas desde 2004, repassadas ao âmbito da Rodada de Doha para a liberalização do comércio mundial, também estagnada atualmente.

A Comissão Europeia (órgão executivo da UE), a instituição que negocia os acordos de associação em nome dos Estados da UE, aprovou na semana passada a retomada do diálogo com o Mercosul - diálogo este que inclui um tratado de livre-comércio entre as duas partes.

Essa decisão suscitou críticas de países como França e Irlanda, que insistem em esperar os resultados das negociações no seio da Organização Mundial do Comércio (OMC), e temem que setores europeus como a agricultura sejam prejudicados por um acordo bilateral com o Mercosul.

Fontes diplomáticas destacaram "o potencial e a importância econômica" de um acordo com os países do Mercosul "por seu grande crescimento econômico e porque não têm acordos de comércio preferenciais com nenhum outro bloco regional do mundo".

Em 2009, os países do Mercosul forneceram 82% da carne bovina importada pela União Europeia e 64% das aquisições de carne de ave, segundo dados da Comissão Europeia.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaEuropaNegociaçõesUnião Europeia

Mais de Economia

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês

Rui Costa diz que pacote de corte de gastos não vai atingir despesas com saúde e educação

Riscos fiscais à estabilidade financeira são os mais citados por bancos e corretoras, informa BC