Economia

UE pediu adiamento nas propostas de comércio com Mercosul

Brasil espera que um acordo de livre-comércio com a UE possa ser assinado no ano que vem


	Bandeiras do Mercosul: membros do Mercosul Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai apresentariam suas propostas a Bruxelas na próxima semana
 (Norberto Duarte/AFP)

Bandeiras do Mercosul: membros do Mercosul Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai apresentariam suas propostas a Bruxelas na próxima semana (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 14h04.

Buenos Aires - A União Europeia pediu um adiamento de um mês na troca de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse o governo argentino nesta quinta-feira.

Os membros do Mercosul Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai apresentariam suas propostas a Bruxelas na próxima semana. As propostas envolvem listas de importações que cada lado estaria disposto a liberalizar em negociações que levaram quase duas décadas para decolar.

"Surpreendentemente, recebemos um pedido da UE para adiar por mais um mês a apresentação das propostas", disse a repórteres o chefe de gabinete da Argentina, Jorge Capitanich, sem explicar a razão para o pedido de Bruxelas.

O Brasil espera que um acordo de livre-comércio com a UE possa ser assinado no ano que vem, 15 anos depois do começo das conversações.

Tentativas de negociar um acordo esbarraram várias vezes no acesso do Mercosul aos produtos europeus manufaturados e no acesso da UE aos produtos agrícolas do Mercosul, diante dos altos subsídios agrícolas europeus.

A Venezuela, mais recente integrante do Mercosul, não participou das negociações com a Europa.

Acompanhe tudo sobre:EuropaMercosulUnião Europeia

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China