Economia

UE pede a Putin a manutenção do fornecimento de gás a Europa

O presidente da Comissão Europeia enviou uma carta ao presidente russo na qual pede a manutenção do fornecimento de gás a Europa


	José Durão Barroso: "fluxo de gás não deve ser interrompido"
 (Javier Soriano/AFP)

José Durão Barroso: "fluxo de gás não deve ser interrompido" (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 08h45.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, enviou uma carta nesta quarta-feira ao presidente russo Vladimir Putin na qual pede a manutenção do fornecimento de gás a Europa.

"Enquanto continuarem as negociações trilaterais, o fluxo de gás não deve ser interrompido. Conto com a Rússia para que mantenha o compromisso", escreveu Barroso.

"Portanto é da responsabilidade da Gazprom garantir as entregas dos volumes acordados nos contratos de fornecimento com as empresas europeias", completa a carta.

União Europeia (UE), Rússia e Ucrânia já se reuniram no início de maio a nível ministerial para tentar resolver a divergência entre Kiev e Moscou sobre a entrega do gás. Na próxima segunda-feira, um novo encontro deve acontecer e a Comissão Europeia atuará como mediador.

Segundo a Gazprom, a empresa pública ucraniana Naftogaz tem uma dívida de 3,505 bilhões de dólares. A companhia russa afirmou há 10 dias que cortaria o gás para a Ucrânia a partir de 3 de junho se o pagamento antecipado correspondente ao mês, de 1,66 bilhão de dólares, não for efetuado.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosEuropaVladimir PutinGás

Mais de Economia

Moretti é favorito do Planalto para ser novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Alckmin diz que EUA aliviaram tarifas de produtos com alumínio em até US$ 2,6 bilhões

Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos este ano

Prioridade do governo é negociar aumento da lista de exceções à tarifa americana, diz Alckmin