Economia

UE pede a Putin a manutenção do fornecimento de gás a Europa

O presidente da Comissão Europeia enviou uma carta ao presidente russo na qual pede a manutenção do fornecimento de gás a Europa


	José Durão Barroso: "fluxo de gás não deve ser interrompido"
 (Javier Soriano/AFP)

José Durão Barroso: "fluxo de gás não deve ser interrompido" (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 08h45.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, enviou uma carta nesta quarta-feira ao presidente russo Vladimir Putin na qual pede a manutenção do fornecimento de gás a Europa.

"Enquanto continuarem as negociações trilaterais, o fluxo de gás não deve ser interrompido. Conto com a Rússia para que mantenha o compromisso", escreveu Barroso.

"Portanto é da responsabilidade da Gazprom garantir as entregas dos volumes acordados nos contratos de fornecimento com as empresas europeias", completa a carta.

União Europeia (UE), Rússia e Ucrânia já se reuniram no início de maio a nível ministerial para tentar resolver a divergência entre Kiev e Moscou sobre a entrega do gás. Na próxima segunda-feira, um novo encontro deve acontecer e a Comissão Europeia atuará como mediador.

Segundo a Gazprom, a empresa pública ucraniana Naftogaz tem uma dívida de 3,505 bilhões de dólares. A companhia russa afirmou há 10 dias que cortaria o gás para a Ucrânia a partir de 3 de junho se o pagamento antecipado correspondente ao mês, de 1,66 bilhão de dólares, não for efetuado.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGásPolíticosVladimir Putin

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto