Economia

UE elabora lista de projetos para retomar crescimento

União Europeia elaborou uma lista de desejos de quase 2 mil projetos no valor de 1,3 trilhão de euros para possível inclusão em um plano de investimento


	Euro: investimento tem sido uma vítima da crise financeira na Europa, caindo cerca de 20 por cento na zona euro desde 2008
 (Ralph Orlowski/Reuters)

Euro: investimento tem sido uma vítima da crise financeira na Europa, caindo cerca de 20 por cento na zona euro desde 2008 (Ralph Orlowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 12h54.

Bruxelas - A União Europeia elaborou uma lista de desejos de quase 2 mil projetos no valor de 1,3 trilhão de euros para possível inclusão em um plano de investimento para retomar o crescimento e o emprego sem aumentar a dívida dos países.

O investimento tem sido uma vítima da crise financeira na Europa, caindo cerca de 20 por cento na zona euro desde 2008, de acordo com o Banco Central Europeu.

Na sequência de um apelo do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, os governos da UE apresentaram projetos que vão de um novo terminal do aeroporto de Helsinki à prevenção contra enchentes na Grã-Bretanha, de acordo com um documento obtido pela Reuters.

"Foram identificados quase 2 mil projetos com um custo total de investimento de 1,3 trilhão de euros, dos quais 500 bilhões são para os próximos três anos", informa o documento, a ser discutido pelos ministros das Finanças da UE na terça-feira.

Projetos na lista, que autoridades da UE afirmam não ser definitiva, também incluem a recuperação do setor de habitação na Holanda, um novo porto na Irlanda e uma ligação ferroviária de alta velocidade entre a Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia, no valor de 4,5 bilhões de euros.

Quase um terço dos projetos está relacionado com energia, um terço focado em transporte e o restante na inovação, ambiente e habitação.

A Comissão Executiva da UE planeja ter os primeiros projetos escolhidos e prontos para atrair recursos privados em junho. Muitos na lista têm sido frustrados pela falta de financiamento ou por problemas políticos que afetam projetos entre fronteiras.

Juncker apresentou um plano no mês passado para alavancar cerca de 315 bilhões de euros em novos investimentos, em grande parte privados, como parte de um plano mais amplo para evitar anos de baixo crescimento após a crise que quase acabou com a zona euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInvestimentos de governoUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour são “justificadas”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024