Economia

UE diz que diálogo sobre comércio com EUA está "congelado"

As conversas sobre um pacto de livre-comércio estariam estagnadas, visto que o governo Trump busca acordos bilaterais, em vez de regionais ou multilaterais

União Europeia: a construção de barreiras ao comércio global ameaça acabar com empregos e elevar preços para os consumidores, tanto nos países desenvolvidos quanto nos emergentes (Francois Lenoir/Reuters)

União Europeia: a construção de barreiras ao comércio global ameaça acabar com empregos e elevar preços para os consumidores, tanto nos países desenvolvidos quanto nos emergentes (Francois Lenoir/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de março de 2017 às 21h56.

Última atualização em 20 de março de 2017 às 21h57.

Toronto - A Comissária Europeia do Comércio, Cecilia Malmström, afirmou nesta segunda-feira que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envia "sinais preocupantes" em relação ao comércio.

A principal autoridade da União Europeia sobre o tema argumentou que a construção de barreiras ao comércio global ameaça acabar com empregos e elevar preços para os consumidores, tanto nos países desenvolvidos quanto nos emergentes.

Em Toronto, Malmström disse que a UE busca fortalecer seus laços comerciais com parceiros como Canadá, após as duas partes fecharem um acordo no setor no ano passado.

Por outro lado, a autoridade europeia disse que as conversas sobre um pacto de livre-comércio com os EUA estão em "profundo congelamento", no momento em que o governo Trump busca acordos bilaterais, em vez de regionais ou multilaterais.

A UE, segundo ela, continuará a buscar um comércio mais liberalizado pelo mundo, mesmo após o Reino Unido deixar o bloco.

Isso, segundo Malmström, criará a necessidade de se fechar um acordo comercial entre o país e a UE.

"Nós não concordamos com aqueles que pensam que a resposta é erigir barreiras", afirmou a autoridade em discurso na Universidade de Toronto.

Acompanhe tudo sobre:ComércioDonald TrumpUnião Europeia

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis