Economia

UE: descumprimento do déficit público espanhol é grave

O déficit público da Espanha no ano passado, que deveria ter ficado em 6% do PIB, alcançou 8,5%, afetando as previsões para 2012

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Mariano Rajoy anunciou que a meta não será cumprida (John Thys/AFP)

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Mariano Rajoy anunciou que a meta não será cumprida (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 10h33.

Bruxelas - O descumprimento anunciado na semana passada pelo chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, das metas de déficit orçamentário do país em 2012 é "grave", destacou a Comissão Europeia.

"Este descumprimento é sério, grave", afirmou o porta-voz do bloco, Amadeu Altafaj, antes de acrescentar que a Comissão não deve propor nenhuma medida antes de uma avaliação completa da situação das finanças públicas espanholas.

O déficit público da Espanha no ano passado, que deveria ter ficado em 6% do PIB, alcançou 8,5%, afetando as previsões para 2012.

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Rajoy anunciou que a meta não será cumprida e que o déficit deve alcançar 5,8% este ano. O objetivo da Espanha para 2013 é reduzir o resultado a 3%, uma meta sobre a qual os dirigentes europeus prometem ser intransigentes.

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoEspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026