Economia

UE aprovará plano de crescimento de 120 bilhões de euros

O número corresponde a 1% da riqueza nacional bruta da União Europeia

Bandeiras da União Europeia e países membros: o bloco  utilizará a capacidade de empréstimos do BEI, os bônus projeto e o Fundo Europeu de Investimento (Ian Waldie/Getty Images)

Bandeiras da União Europeia e países membros: o bloco utilizará a capacidade de empréstimos do BEI, os bônus projeto e o Fundo Europeu de Investimento (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 11h41.

Bruxelas - Os 27 membros da União Europeia (UE) aprovarão na cúpula de chefes de Estado e de Governo do bloco um plano de crescimento para incentivar a economia e o emprego no valor de até 120 bilhões de euros, segundo a última minuta de conclusões do encontro, documento que a Agência Efe teve acesso.

O número corresponde a 1% da riqueza nacional bruta da UE. Para obter esse número se utilizará a capacidade de empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), os chamados bônus projeto e principalmente o Fundo Europeu de Investimento.

O presidente do BEI, Werner Hoyer, disse esta semana que a entidade poderia dispor de entre 150 bilhões e 180 bilhões de euros para ser utilizados a partir do início de 2013.

Para isso, a UE concederá ao BEI a única condição que solicitava Hoyer, a ampliação de capital de 10 bilhões de euros a ser aprovada pelo conselho de governadores da instituição.

Por outro lado, a UE dá seu sinal verde para lançar o mais rápido possível o projeto piloto de bônus proposto pela Comissão Europeia e que trará uma capacidade de investimento de até 4,5 bilhões de euros.

Estes bônus poderão ser utilizados em projetos nos setores de transporte, energia e infraestrutura de banda larga.

Por outro lado, os 27 membros lembram que os países, 'segundo as regras estabelecidas', podem usar parte dos fundos estruturais europeus e compartilhar o risco com o BEI emitindo empréstimos de garantias.

As conclusões também abrem a porta para que o Fundo Europeu de Investimento se alie em projetos empresariais de capital comum com instrumentos próprios dos países. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoInvestimentos de empresasUnião Europeia

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE