Economia

"TV Brasil Internacional" inicia transmissões na África

Brasília - A "TV Brasil Internacional", braço da "TV Brasil" no exterior, iniciou hoje suas transmissões na África, continente escolhido para começar a internacionalização de sua programação. A primeira transmissão foi justamente a de uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele proferiu o anúncio oficial de inauguração da "TV […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 17h29.

Brasília - A "TV Brasil Internacional", braço da "TV Brasil" no exterior, iniciou hoje suas transmissões na África, continente escolhido para começar a internacionalização de sua programação.

A primeira transmissão foi justamente a de uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual ele proferiu o anúncio oficial de inauguração da "TV Brasil Internacional" em 49 países africanos.

"É a realização de um sonho", declarou Lula, ressaltando a "dívida" que o Brasil e o mundo têm com a África. Para ele, essa dívida "não pode ser paga com dinheiro", mas "com solidariedade" e ajuda ao desenvolvimento.

Lula defendeu a televisão pública em resposta a alguns críticos que advertiram sobre um possível uso dela para fins de propaganda do Governo, não só no âmbito local mas agora internacional.

"Não é uma televisão para falar bem de Lula, mas para falar bem do Brasil", afirmou o governante. Segundo ele, assim como a empresa privada, o setor público brasileiro "também sabe fazer uma produção de qualidade".

Tereza Cruvinel, presidente da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - que controla a "TV Brasil" -, anunciou que, após a primeira fase da expansão iniciada na África, a emissora "chegará em breve a toda a América Latina e, em curto prazo, aos Estados Unidos".

Cruvinel lembrou que há mais de 3 milhões de brasileiros que vivem no exterior. Com essa iniciativa, eles terão acesso a uma nova alternativa de televisão produzida em seu país de origem.

A programação da "TV Brasil Internacional", transmitida totalmente em português, será praticamente a mesma que pode ser vista na versão local, cujo ênfase são espaços de debate, informações e cultura

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica LatinaDados de BrasilTelecomunicaçõesTelevisãoTV

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'