Economia

Turismo cresceu 6% em 2013 e criou 266 milhões de empregos

Ao todo, o setor contribuiu em 7 trilhões de dólares para o PIB mundial de 2013, contra 6,6 trilhões de dólares em 2012


	Escritório de Turismo de Biarritz, na França: setor foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo
 (Gaizka Iroz/AFP)

Escritório de Turismo de Biarritz, na França: setor foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo (Gaizka Iroz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 22h13.

Paris - A indústria do turismo teve um crescimento de 6% em 2013 e empregou 266 milhões de pessoas, seis milhões a mais que no ano anterior, segundo estimativa feita pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) publicada nesta quarta-feira.

Ao todo, o setor contribuiu em 7 trilhões de dólares para o PIB mundial de 2013, contra 6,6 trilhões de dólares em 2012. Além disso, foi responsável por um de cada 11 empregos oferecidos no mundo.

"A contribuição do setor de viagens e turismo para a economia mundial cresceu pelo quarto ano consecutivo em 2013", comentou o presidente do WTTC, David Scowsill.

"O crescimento da demanda vinda de países emergentes (...) deverá manter o mesmo ritmo, uma vez que as classes médias estão a todo vapor, especialmente na Ásia e na América Latina, e querem, mais do que nunca, expandir suas fronteiras", prevê a organização.

Para 2014, o WTTC trabalha com um crescimento de 4,3% do setor. Mas para manter o ritmo, o órgão convida os governos a afrouxarem as políticas de concessão de vistos e a "lançarem mão de políticas fiscais mais inteligentes e menos punitivas".

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o número de turistas aumentou 5% em 2013 - 1,1 bilhão de pessoas - ressaltando que o turismo foi "um dos raros setores que trouxeram boas novas a inúmeras economias".

Para 2014, a OMT prevê um crescimento de 4 a 4,5% no número de turistas.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpregosTurismo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China