EUA: Trump critica a falta de otimismo do Fed com a economia americana (Cheriss May/NurPhoto/Getty Images)
EFE
Publicado em 4 de abril de 2019 às 12h13.
Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que a economia do país mantém perspectivas "muito fortes" apesar das "ações desnecessárias e destrutivas" do Federal Reserve (Fed, banco central americano), em um novo ataque órgão emissor.
Despite the unnecessary and destructive actions taken by the Fed, the Economy is looking very strong, the China and USMCA deals are moving along nicely, there is little or no Inflation, and USA optimism is very high!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 4, 2019
"Apesar das ações desnecessárias e destrutivas tomadas pelo Fed, a Economia (dos EUA) tem perspectivas muito fortes, os acordos com a China e o T-MEC (acordo comercial com Canadá e México, o "novo" Nafta) estão avançando bem, há pouco ou nada de inflação, e o otimismo nos EUA é muito grande", escreveu Trump no Twitter.
O presidente americano criticou em várias ocasiões o Fed, rompendo com a tradição em Washington de respeitar a independência do banco central do país, ao assegurar que aumentos recentes nas taxas de juros frearam o progresso econômico.
Em 2018, a taxa de crescimento nos EUA foi de 2,9%, e o banco central rebaixou no mês passado suas previsões para este ano de 2,3% para 2,1%.
Neste fim de semana, o principal conselheiro de economia da Casa Branca, Larry Kudlow, surpreendeu ao dizer que o Fed deveria reduzir as taxas de juros nos EUA.