Economia

Trump promete a produtores que acordo com a China será bom para eles

As declarações do republicano no Texas tiveram todas as características de um discurso político, defendendo que o acerto será uma dádiva para os produtores

Donald Trump: presidente ressaltou que acordo com a China trará benefícios aos produtores norte-americanos (Tom Brenner/Reuters)

Donald Trump: presidente ressaltou que acordo com a China trará benefícios aos produtores norte-americanos (Tom Brenner/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 08h28.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou tranquilizar no domingo os produtores agrícolas norte-americanos afetados pela guerra tarifária com a China, afirmando que o acordo comercial levará a grandes compras de produtos dos EUA.

As declarações de Trump no Texas tinham todas as características de um discurso político, afirmando que o acordo comercial inicial assinado com a China na quarta-feira passada será uma dádiva para os produtores.

"Vocês permaneceram na luta", disse Trump. "Vocês sempre estiveram comigo. Nunca nem pensaram em desistir e conseguimos."

O acordo inclui promessa da China de comprar ao menos 12,5 bilhões de dólares adicionais em produtos agrícolas em 2020 e ao menos 19,5 bilhões acima do nível de 2017 de 24 bilhões de dólares em 2021.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal