Economia

Trump prevê fim do Nafta após renegociação com México e Canadá

As conversas de renegociação do Nafta começaram no último dia 16 com uma primeira rodada de reuniões que se alargou até o dia 20

Donald Trump: "acredito que provavelmente acabaremos com o Nafta em algum momento", disse o presidente (Drew Angerer/Getty Images)

Donald Trump: "acredito que provavelmente acabaremos com o Nafta em algum momento", disse o presidente (Drew Angerer/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 08h23.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que "provavelmente terminará" com o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, sigla em inglês) com o México e o Canadá, cujas conversas de renegociação começaram na semana passada.

"Devo ser honesto (...), pessoalmente não acredito que possamos alcançar um acordo, porque eles (México e Canadá) têm se aproveitado de nós de uma maneira ruim. Eles fizeram grandes negócios, os dois países, mas especialmente o México, que não acredito que possamos alcançar um acordo", disse Trump, durante um ato político em Phoenix, no estado do Arizona.

"Acredito que provavelmente acabaremos com o Nafta em algum momento", continuou o presidente.

As conversas de renegociação do Nafta começaram no último dia 16 com uma primeira rodada de reuniões que se alargou até o dia 20.

Este primeiro encontro esteve marcado pela contundência do governo Trump, que assegurou que "o pacto não funcionou para muitos americanos" e afirmou que uma reformulação do mesmo não seria suficiente, frente a mensagens mais conciliadoras de México e Canadá.

A próxima reunião será no México, entre 1º e 5 de setembro, com o objetivo de obter um acordo até o início de 2018.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpMéxicoNafta

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram