Economia

Trump nomeia advogado para dirigir Comissão da Bolsa de Valores

A equipe de transição afirmou em comunicado que o selo distintivo de Clayton à frente da SEC será um sistema de prestação de contas "sólido"

Bolsas: "Jay Clayton é um analista de grande talento em muitos aspectos das leis financeiras e reguladoras" (Stan Honda/AFP)

Bolsas: "Jay Clayton é um analista de grande talento em muitos aspectos das leis financeiras e reguladoras" (Stan Honda/AFP)

E

EFE

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 16h14.

Nova York - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira sua decisão de nomear o advogado Jay Clayton para dirigir a Comissão da Bolsa de Valores (SEC).

"Jay Clayton é um analista de grande talento em muitos aspectos das leis financeiras e reguladoras, e assegurará que nossas instituições financeiras possam prosperar e criar emprego cumprindo as normas ao mesmo tempo", disse Trump em comunicado.

Clayton, cuja nomeação deverá ser ratificada pelo Congresso, substituirá à frente da SEC Mary Jo White, que em novembro passado anunciou que abandonaria a instituição ao término do mandato do presidente Barack Obama.

"Precisamos desmontar muitas regulações que frearam os investimentos de nossas empresas e restaurar a supervisão do sistema financeiro de uma maneira que não prejudique os trabalhadores", acrescentou o presidente eleito.

A equipe de transição de Trump afirmou em comunicado que o selo distintivo de Clayton à frente da SEC será um sistema de prestação de contas "sólido", enquanto sua prioridade será a segurança financeira dos americanos.

"Supervisionaremos cuidadosamente nosso setor financeiro e estabeleceremos normas que encorajem as empresas americanas a fazer o que melhor sabem: criar postos de trabalho", destacou Clayton após o anúncio de indicação.

A SEC foi uma das principais responsáveis de garantir os princípios recolhidos na lei Dodd-Frank, que foi aprovada em 2010 para limitar os riscos que os bancos assumiam e que derivaram na crise financeira que explodiu a partir de 2008.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos