Economia

Trump diz que acordo sobre Nafta pode ser alcançado em breve

Renegociação do tratado, em vigor desde 1994, foi retomada após ter se iniciado há oito meses

Nafta: declarações do presidente americano com relação a acordo reafirmam otimismo já demonstrado pelo ministro de Economia mexicano, Ildefonso Guajardo (Carlos Jasso/Reuters)

Nafta: declarações do presidente americano com relação a acordo reafirmam otimismo já demonstrado pelo ministro de Economia mexicano, Ildefonso Guajardo (Carlos Jasso/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de abril de 2018 às 18h14.

O presidente americano, Donald Trump, estimou nesta segunda-feira (9) que um acerto sobre o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) poderia ser alcançado em breve, concordando com declarações do ministro da Economia mexicano.

"Ainda há muito a fazer, mas fizemos um progresso incrível, estamos bastante próximos (de conseguir um acordo) sobre o Nafta", disse ele antes do início de uma reunião de seu gabinete. "Há uma possibilidade de conseguir um acordo", disse o presidente.

A renegociação do tratado, em vigor desde 1994, foi retomada após ter se iniciado há oito meses.

Os Estados Unidos, o Canadá e o México concordam com a necessidade de atualizar o tratado, mas várias divergências persistem.

As declarações de Donald Trump são similares às feitas pelo ministro de Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, na segunda-feira.

Há uma "probabilidade altíssima" de que México, Estados Unidos e Canadá cheguem a um acordo preparatório na primeira semana de maio para a assinatura final da renegociação do Nafta, disse Guajardo.

"Eu diria que há uma probabilidade muito alta, 80%. Vai depender muito da flexibilidade", disse o ministro, líder da equipe mexicana de negociação, após ser questionado sobre a probabilidade de se chegar a um consenso pela emissora local da Televisa.

Na sexta-feira, a representante do Canadá nas negociações, a ministra das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, disse que as conversas em Washington foram "construtivas e produtivas" e garantiu que o diálogo trilateral entrou em uma fase de "compromisso mais intenso".

Suas declarações seguem as do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que na quinta-feira disse que há uma "grande possibilidade" de chegar a um acordo nos próximos dias.

Questionada sobre um eventual anúncio na Cúpula das Américas, em 13 e 14 de abril, no Peru, a Casa Branca foi muito reservada. "No momento, não esperamos ter discussões substanciais sobre o Nafta no âmbito da cúpula", disse um funcionário.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)MéxicoNafta

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs