Economia

Trump diz que acabar com Nafta é o "melhor acordo" para os EUA

Parlamentares norte-americanos, assim como grupos agropecuários e industriais, alertaram Trump a não deixar o tratado

Nafta: presidente americano voltou a defender o fim do acordo com o Canadá e o México (Carlos Jasso/Reuters)

Nafta: presidente americano voltou a defender o fim do acordo com o Canadá e o México (Carlos Jasso/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 09h45.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira que acabar com o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) irá resultar no "melhor acordo" para renovar o pacto comercial de 24 anos com o Canadá e o México a favor dos interesses dos EUA.

Parlamentares norte-americanos, assim como grupos agropecuários e industriais, alertaram Trump a não deixar o Nafta, mas ele disse que essa pode ser a consequência.

"Nós estamos renegociando o Nafta agora. Nós veremos o que acontece. Eu posso acabar com o Nafta", disse Trump em entrevista à Reuters.

"Muitas pessoas vão ficar infelizes se eu acabar com o Nafta. Muitas pessoas não percebem o quão bom seria acabar com o Nafta, porque a maneira que você vai fazer o melhor acordo é acabando com o Nafta. Mas as pessoas gostariam de não me ver fazendo isto", disse.

Os comentários de Trump foram feitos menos de uma semana antes de negociadores comerciais dos EUA, do Canadá e do México se encontrarem em Montreal para a sexta de sete rodadas agendadas de negociações para atualizar o Nafta.

As conversas são vistas como fundamentais para o sucesso dos esforços de renegociação do Nafta porque grandes diferenças permanecem sobre agressivas exigência dos EUA sobre automóveis, solução de disputas e uma cláusula de caducidade de cinco anos - propostas que alguns grupos comerciais rotularam como "fatais".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Nafta

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs