Economia

Trump deve substituir Janet Yellen por Gary Cohn no Fed, diz site

Cohn, um democrata e ex-presidente do Goldman Sachs, não trabalhou na campanha de Trump e apenas o conheceu após a eleição

Yellen: "A vaga é do Gary, se ele quiser, e acredito que ele queira", disse um republicano (Chip Somodevilla/Getty Images)

Yellen: "A vaga é do Gary, se ele quiser, e acredito que ele queira", disse um republicano (Chip Somodevilla/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 11 de julho de 2017 às 21h12.

Última atualização em 11 de julho de 2017 às 21h25.

Washington - É cada vez mais improvável que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeie a chair do Fed, Janet Yellen, para um segundo mandato no cargo, noticiou o site Politico nesta terça-feira.

O diretor do Conselho Econômico Nacional, Gary Cohn, é o favorito para sucedê-la, disse o veículo de notícias, citando quatro pessoas próximas ao processo.

"A vaga é do Gary, se ele quiser, e acredito que ele queira", disse um republicano próximo ao processo seletivo citado na reportagem do Politico.

Alguns poucos senadores republicanos podem expressar reservas quanto a Cohn, mas ele provavelmente deve receber amplo apoio, disse um alto assessor republicano no Congresso, segundo a publicação.

Em resposta a solicitação da Reuters por informações, a porta-voz da Casa Branca Natalie Strom disse: "Gary está concentrado em suas responsabilidades no Conselho."

Cohn, um democrata e ex-presidente do Goldman Sachs, não trabalhou na campanha de Trump e apenas o conheceu após a eleição de novembro de 2016.

Yellen assumiu como chair do Fed em fevereiro de 2014, no lugar de Ben Bernanke, em uma época na qual a recuperação econômica da crise de 2008 ainda não estava consolidada. Ela não escondeu o fato de priorizar o crescimento no emprego e nos salários.

Uma porta-voz do Fed disse que não havia comentários sobre a notícia do Politico.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJanet Yellen

Mais de Economia

Brasil se destaca entre emergentes, mas fiscal exige atenção, diz CEO do Barclays na América Latina

Preço da gasolina nos postos cai menos que a metade do projetado com redução da Petrobras

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF