Economia

Trump critica Fed e diz que PIB dos EUA poderia ter chegado a 4%

Em março, o Fed decidiu manter a taxa básica de juros do país na faixa de 2,25% a 2,50% ao ano e sugeriu que não elevará as taxas ao longo deste ano

Trump: presidente americano volta a criticar a política monetária do país (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: presidente americano volta a criticar a política monetária do país (Jonathan Ernst/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de abril de 2019 às 13h06.

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter neste domingo para criticar medidas adotadas pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA). "Se o Fed tivesse feito o seu trabalho corretamente, o que não aconteceu, o mercado de ações teria subido entre 5.000 a 10.000 pontos adicionais, e o PIB (Produto Interno Bruto) teria ficado bem acima de 4%, ao invés de 3%... quase sem inflação", afirmou Trump pela rede social. " Aperto quantitativo foi um assassino, deveria ter feito exatamente o oposto!", acrescentou.

Em março, o Fed decidiu manter a taxa básica de juros do país na faixa de 2,25% a 2,50% ao ano e sugeriu que não elevará as taxas ao longo deste ano. Em 2018, o Fed aumentou juros em quatro ocasiões. Quanto ao PIB dos EUA, houve crescimento de 2,9% em 2018, segundo o Departamento de Análises Econômicas do país. Para 2019, Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta avanço de 2,3%; para 2020, a previsão é de incremento de 1,9%.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve System

Mais de Economia

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados