Economia

Trump adverte que déficit comercial com a China é insustentável

De acordo com números publicados na sexta por Pequim, o déficit comercial dos Estados Unidos com a China aumentou 10% em 2017 para UD$ 276 bi

EUA e China: "O presidente Trump deixou claro que a situação não é sustentável" (Reprodução/Getty Images)

EUA e China: "O presidente Trump deixou claro que a situação não é sustentável" (Reprodução/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 15h56.

O presidente americano, Donald Trump, expressou sua "decepção" ao seu colega chinês, Xi Jinping, após o aumento do déficit comercial entre Estados Unidos e China, e assegurou que a situação "não é sustentável".

"O presidente Trump expressou sua decepção com o aumento do déficit comercial dos Estados Unidos com a China", indicou nesta terça-feira o executivo americano sobre a conversa telefônica entre os dois líderes.

"O presidente Trump deixou claro que a situação não é sustentável", de acordo com a mesma fonte.

De acordo com números publicados na sexta-feira por Pequim, o déficit comercial dos Estados Unidos com a China aumentou 10% em 2017 para 276 bilhões de dólares.

Desde a sua campanha eleitoral e após sua chegada à Casa Branca, Trump multiplicou as suas advertências contra o que considera uma política comercial injusta de Pequim.

O inquilino da Casa Branca, que acusa regularmente a China de protecionismo, reafirmou, no final de dezembro, sua convicção de que a competitividade econômica é uma "questão de segurança nacional", o que torna difícil para sua administração equilibrar a balança comercial com Pequim.

Washington abriu investigações sobre o alumínio e o aço chinês, bem como a política de propriedade intelectual do regime comunista, que poderia levar a sanções.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ChinaDonald TrumpBalança comercial

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço