Economia

Trump adverte que aumentará tarifas se não houver acordo com a China

O governante disse que os chineses terão que fazer um acordo que o agrade; EUA e China tentam fechar a "primeira fase" de um acordo comercial

Trump: presidente americano disse que países terão que fechar um acordo que o agrade (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: presidente americano disse que países terão que fechar um acordo que o agrade (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de novembro de 2019 às 18h19.

Washington - O presidente americano, Donald Trump, ressaltou nesta terça-feira (19) que os Estados Unidos aumentarão as tarifas se não conseguirem chegar a um bom acordo comercial com a China.

"Se não chegarmos a um acordo com a China, as tarifas, simplesmente, subirão ainda mais. A China terá que fazer um acordo que me agrade", disse o governante em reunião com o gabinete presidencial na Casa Branca.

As palavras de Trump chegam em meio às conversas entre os países para ratificar a "primeira fase" do pacto e amenizar a guerra comercial. As negociações ocorrem em clima de incerteza, já que ainda não há definição sobre uma data ou lugar para a assinatura do acordo.

Inicialmente, a ideia era que Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, assinassem o acordo na reunião da APEC em meados deste mês em Santiago, mas o cancelamento da cúpula devido aos protestos no Chile complicou o plano.

A dificuldade das negociações pode ser notada na constante troca de declarações polêmicas entre os governos. No começo de novembro, o Ministério do Comércio chinês garantiu que havia chegado a um acordo com os EUA para retirar gradativamente as tarifas impostas pelos países durante a guerra comercial, que começou em março de 2018. No entanto, dias depois, o próprio Trump diminuiu as expectativas.

"Não acordamos nada. A China gostaria de algo como uma marcha à ré, não uma reversão completa, porque eles sabem que eu não faria isso", comentou o mandatário em declarações à imprensa na Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ChinaDonald Trump

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025