Economia

Trinta milhões de latino-americanos carecem de luz elétrica

A falta de acesso à eletricidade se deve principalmente à falta de infraestruturas nos países da região, e não ao custo da energia


	Falta de energia: a falta de acesso à eletricidade se deve principalmente à falta de infraestruturas nos países da região, e não ao custo da energia,
 (stock.xchng)

Falta de energia: a falta de acesso à eletricidade se deve principalmente à falta de infraestruturas nos países da região, e não ao custo da energia, (stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 16h38.

Cerca de trinta milhões de pessoas que vivem na América Latina e Caribe não têm luz elétrica, em um região em que se utiliza a maior quantidade de energia renovável do mundo para gerar eletricidade, afirmaram especialistas da Organização Latino-americana dede Energia (Olade) reunidos no Panamá.

Essa cifra representa 4% da população, que vive sem eletricidade na região.

A falta de acesso à eletricidade se deve principalmente à falta de infraestruturas nos países da região, e não ao custo da energia, segundo os especialistas.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) indica que 75% das pessoas que não têm acesso à eletricidade se concentram em sete países: Haiti (7,5 milhões), Peru (3 milhões), Argentina (2,1 milhões), Bolívia (1,8 milhão), Brasil e Colômbia (1,7 milhão cada um) e Guatemala (1,6 milhão).

Além disso, segundo o BID, a média de eletrificação urbana na América Latina é de 99%, enquanto que a cobertura rural é de 82%.

No entanto, os especialistas afirmam que a região da América Latina e Caribe é que mais utiliza energias renováveis no mundo para produzir eletricidade.

"Na América Latina, 60% da eletricidade é gerada por energias renováveis, é mais alta taxa em nível mundial", afirmou Ariel Yépez, chefe da divisão de Energia do BID.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCaribeEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional