Economia

Transporte aéreo atingido por greve na França

Os sindicatos se opõem a um projeto de lei do governo francês que prevê impor aos funcionários a obrigação de se declararem grevistas com 48 horas de antecedência

Fontes aeroportuárias indicaram que foram programados 126 cancelamentos para um total de 1.190 voos previstos para segunda-feira (Bertrand Guay/AFP)

Fontes aeroportuárias indicaram que foram programados 126 cancelamentos para um total de 1.190 voos previstos para segunda-feira (Bertrand Guay/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 09h09.

Paris - Atrasos e cancelamentos de voos afetavam nesta segunda-feira os aeroportos franceses devido a uma greve convocada por todos os sindicatos do transporte aéreo para se opor a um projeto de lei que enquadra o direito à greve.

No aeroporto de Paris-Roissy, além dos voos cancelados preventivamente pela Air France, foram registrados alguns cancelamentos imprevistos em voos com destino a Gênova, Nápoles, Istambul e Rio de Janeiro, constatou a AFP.

Fontes aeroportuárias indicaram que foram programados 126 cancelamentos para um total de 1.190 voos (chegadas e partidas) previstos para segunda-feira, mas ainda é difícil prever o que irá ocorrer, já que será preciso levar em conta os cancelamentos imprevistos.

A Air France, que opera 50% dos voos nos aeroportos parisienses de Roissy e Orly, prevê assegurar 80% dos voos de curto e médio percurso e 85% dos de longo percurso, mas afirmou que "atrasos e cancelamentos de última hora são possíveis".

A amplitude do movimento de greve dependerá da mobilização dos pilotos, apesar de os sindicatos de todas as outras categorias de funcionários de transporte aéreo também terem convocado a paralisação.

Os sindicatos se opõem a um projeto de lei do governo francês que prevê impor aos funcionários a obrigação de se declararem grevistas com 48 horas de antecedência, considerando que tal medida questiona o direito de greve.

O projeto de lei, adotado em janeiro pela Assembleia, será examinado pelo Senado no dia 15 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoEuropaFrançaGrevesPaíses ricosSetor de transporteTransportes

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China