Economia

Tráfego aéreo de passageiros cresce 6,5%, diz Abear

As empresas transportaram juntas 77,4 milhões de passageiros, segundo a associação


	Avião da TAM: a empresa respondeu por 40,16% do mercado, enquanto a GOL ficou com 35,63%
 (Wikimedia Commons)

Avião da TAM: a empresa respondeu por 40,16% do mercado, enquanto a GOL ficou com 35,63% (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 12h20.

São Paulo - A demanda por voos domésticos cresceu 6,5% em 2013, na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 21, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as principais companhias aéreas nacionais (TAM, Gol, Azul e Avianca). As empresas transportaram juntas 77,4 milhões de passageiros, segundo a Abear.

Já a oferta de assentos teve expansão mais modesta, de 2%. Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, esse comportamento está relacionado às dificuldades que as empresas sentiram ao longo do ano passado.

"Foi um ano difícil, com alta do custo de combustível e do dólar, o que levou as companhias a uma maior disciplina da oferta", comentou. A taxa de ocupação subiu 3,2 pontos porcentuais, alcançando 76,1% no consolidado.

A TAM respondeu por 40,16% do mercado, enquanto a GOL ficou com 35,63%. O grupo Azul/Trip deteve 17,01% e Avianca, 7,2%. Conforme a entidade, as duas líderes cederam algum terreno, enquanto as duas menores avançaram, ganhando 1,7 e 1,53 ponto porcentual, respectivamente.

No mercado internacional, no qual atualmente só operam TAM e Gol, a demanda (medida em RPK - assento quilômetro transportado) cresceu 5,3%, enquanto a oferta ampliou 7,7%. Com isso o fator de ocupação caiu 1,73 ponto porcentual, para 77,3%.

Mas o número de passageiros pagantes transportados caiu 18,8%, para 4,6 milhões de pessoas. Segundo a Abear, a desvalorização do real encareceu o plano de viagem de muitas pessoas, desestimulando viagens ao exterior.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Economia

Governo publica regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica

Governo discute tarifaço com empresários nesta terça e inicia estratégia de mobilização da sociedade

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF