Economia

Trabalhador não tem medo de perder emprego

Brasília - O trabalhador brasileiro continua confiante em relação às perspectivas de manutenção do emprego. O Índice de Medo do Desemprego, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), permaneceu praticamente estável em junho, com uma ligeira alta de apenas 0,4% sobre março. O Índice subiu de 82 pontos em março para 82,3 pontos em junho. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O trabalhador brasileiro continua confiante em relação às perspectivas de manutenção do emprego. O Índice de Medo do Desemprego, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), permaneceu praticamente estável em junho, com uma ligeira alta de apenas 0,4% sobre março. O Índice subiu de 82 pontos em março para 82,3 pontos em junho. Em março, o indicador havia atingindo 82 pontos, o menor índice desde o início da pesquisa, em 1996. O levantamento da CNI é trimestral.

Para esse indicador, quanto menor a pontuação, maior a confiança na preservação do emprego. Ou seja, uma subida na pontuação representa um aumento do medo do desemprego. O temor do desemprego chegou ao pico em maio de 1999, quando o índice atingiu 119 pontos.

Para a CNI, o índice em junho denota grande segurança no emprego, já que se manteve muito próximo do piso histórico, registrado em março. A pesquisa revela que 53% das 2.002 pessoas ouvidas pelo Ibope entre 18 e 21 de junho afirmaram não estar com medo do desemprego, mesmo porcentual registrado em março.

A proporção dos entrevistados que disseram estar com pouco medo do desemprego recuou de 32% em março para 30% no mês passado. Aqueles que disseram estar com muito medo do desemprego, de acordo com o levantamento da CNI, representaram 16% do universo de trabalhadores pesquisados em junho, praticamente a mesma participação de março, quando atingira 15%.

O Índice de Medo do Desemprego é elaborado pela Confederação Nacional da Indústria a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional conduzida pelo Ibope.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDesempregoEmpregosNível de confiançaNível de emprego

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs