Economia

Tombini: Há espaço para afrouxamento monetário no Brasil

O BC busca manter a inflação perto de 4,5% em 2012, acrescentou o presidente do Banco Central

Na semana passada, o BC deu o mais forte sinal de que continuará reduzindo o juro básico em direção a um dígito (Divulgação/Banco Central)

Na semana passada, o BC deu o mais forte sinal de que continuará reduzindo o juro básico em direção a um dígito (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 06h53.

Mumbai - Há espaço para uma política de afrouxamento monetário no Brasil sem o comprometimento da inflação, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

O BC busca manter a inflação perto de 4,5 por cento em 2012, acrescentou Tombini nesta quinta-feira, ao participar de uma conferência internacional organizada pelo banco central da Índia, em Mumbai.

Na semana passada, o Banco Central deu o mais forte sinal de que continuará reduzindo o juro básico em direção a um dígito, apesar de o desemprego na mínima recorde ter reforçado preocupações de que um apertado mercado de trabalho possa gerar inflação.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesMercado financeiroInflaçãoBanco CentralEconomistasAlexandre TombiniPolítica monetária

Mais de Economia

Pix ganha nova versão de mecanismo de devolução em caso de fraudes; entenda

Brasil ainda espera resposta dos EUA para acordo comercial, diz Alckmin

Correios aprovam plano contra crise que prevê cortes e empréstimo de R$ 20 bilhões

Medidas governamentais favorecerão a construção civil em 2026