Economia

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Advocacia-Geral da União procurou plataforma na noite de ontem; No início do mês, o Facebook também foi notificado pelo mesmo motivo

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 15h30.

Última atualização em 21 de janeiro de 2025 às 16h32.

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a rede social TikTok para que plataforma removesse uma postagem com um vídeo manipulado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A notificação foi enviada na noite de segunda-feira, 20, e na manhã desta terça-feira a publicação não estava mais disponível.

De acordo com a AGU, o vídeo tinha sido alterado com ferramenta de inteligência artificial para mostrar Haddad defendendo a "taxação de pobres", o que não ocorreu. O órgão ainda ressaltou que a mesma publicação já havia sido retirada do ar pelo mesmo usuário, que posteriormente republicou o vídeo.

Haddad: governo avalia processar criminalmente quem divulga fake news sobre o Pix

"A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa", afirmou a notificação.

No início do mês, a AGU já havia notificado o Facebook para que removesse outro vídeo de Haddad manipulado com IA, também com fala inexistente sobre taxação.

Além disso, na semana passada a AGU informou que pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para identificar os responsáveis pela produção e disseminação de informações falsas nas redes sociais relacionadas ao uso do Pix.

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadTikTokAdvocacia-Geral da União

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado