Economia

Testes comprovam potencial do campo de Iara, diz Petrobras

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, que está no mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, de acordo com comunicado. Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2009 às 21h05.

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, que está no mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, de acordo com comunicado.

Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, o campo com maior potencial já conhecido do pré-sal, possui estimativa de reservas de 5 bilhões a 8 bilhões de óleo equivalente recuperáveis.

"Os testes comprovaram o potencial exploratório da área através da produção de óleo leve, cerca de 28 graus API, e permitiram manter a estimativa de volume recuperável na área de Iara..., estimativa anunciada após a perfuração concluída em setembro de 2008", informou a Petrobras em nota.

A estatal comunicou ainda ter concluído os testes de formação no poço 1-BRSA-618-RJS, na área de Iara.

O poço testado está localizado em lâmina d'água de 2.230 metros, a cerca de 230 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

Mas a estatal observou também que, devido à necessidade de realocação de uma sonda, os testes em Iara não puderam ser totalmente concluídos, estando programada a perfuração de outro poço nessa área, o que deve ocorrer em 2010.

"O consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades exploratórias realizando os investimentos necessários para a avaliação da jazida de acordo com o Plano de Avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo)", acrescentou o comunicado.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025