Economia

Tesouro Nacional venderá ações do BB em até 24 meses

Serão vendidas as ações do banco detidas pelo Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização

Banco do Brasil: o órgão explicou que o programa de vendas será sujeito à condições de mercado (Adriano Machado/Reuters)

Banco do Brasil: o órgão explicou que o programa de vendas será sujeito à condições de mercado (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de maio de 2017 às 19h39.

Brasília - Quase um ano após o governo anunciar que venderia ativos do Fundo Soberano, o Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira, 5, que a operação com papéis do Banco do Brasil será feita em até 24 meses.

Em nota, o órgão explicou que o programa de vendas será sujeito à condições de mercado.

Serão vendidas as ações do Banco do Brasil detidas pelo Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), do qual a União é única cotista com recursos do Fundo Soberano.

O FFIE compõe o grupo de acionistas controladores do BB, detendo 3,67% do seu capital social que correspondem a 105.024.600 ações.

O Tesouro informou que recomendou à BB Gestão de Recursos, que administra o FFIE, que "envide seus melhores esforços" para que a venda das ações do Banco do Brasil ocorra de forma "mais neutra possível" em termos de impacto no preço do ativo, com o objetivo de assegurar liquidez em sua carteira compatível com a intenção de resgate das cotas.

Em 24 de maio do ano passado, o Ministério da Fazenda anunciou a venda dos ativos do Fundo Soberano, que à época somavam R$ 2 bilhões.

Na época, o órgão informou que a alienação ocorreria nos próximos anos, à medida que as condições de mercado permitirem, sempre de forma a maximizar a receita oriunda da venda dos ativos do Fundo. Parte do fundo é formada por ações do BB.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBB – Banco do BrasilTesouro Nacional

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos