Economia

Tesouro injeta mais R$ 15 bilhões no BNDES

Recursos integram parte dos R$ 45 bilhões concedidos à instituição de fomento neste ano

O banco fornece empréstimo por meio de outros bancos (Divulgacao)

O banco fornece empréstimo por meio de outros bancos (Divulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 16h33.

Brasília - O Tesouro Nacional emitiu 15 bilhões de reais em títulos públicos para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na última quinta-feira, totalizando 45 bilhões de reais a capitalização da instituição de fomento neste ano.

A previsão era injetar 55 bilhões de reais no BNDES neste ano, mas a informação é que o valor restante não tem data para sair e deve ficar para o ano que vem.

Os papéis utilizados foram LTN e NTN-F, ambos com taxa de juros prefixada, com vencimento em 2014 e 2015 para as Letras e 2012, 2017 e 2021 para as Notas.

O governo pretende voltar a estimular o BNDES como fonte de financiamento do setor privado no momento que o crédito está ficando mais escasso no mercado internacional devido à crise na zona do euro.

Nesta terça-feira, o BNDES informou que os desembolsos do banco atingiram 104,2 bilhões de reais entre janeiro e outubro de 2011.

O banco informou, por meio de comunicado, que o desembolso até outubro é 26 por cento inferior ao mesmo período de 2010. "O recuo deve-se à alta base de comparação, reflexo da capitalização da Petrobras, de 24,5 bilhões de reais, realizada em setembro de 2010", segundo o BNDES.

Ainda assim, mesmo excluída a operação com a Petrobras os desembolsos ficam 10 por cento inferiores em relação ao mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Tesouro NacionalBNDES

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025