Economia

Tesouro dos EUA defende menos austeridade na Europa

"A demanda mundial enfraqueceu e a economia da zona do euro deve se contrair pelo segundo ano consecutivo", disse Jacob Lew

O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew: "Reduzir o déficit não pode ser o único objetivo da política orçamentária", afirmou. (GettyImages)

O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew: "Reduzir o déficit não pode ser o único objetivo da política orçamentária", afirmou. (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 16h58.

Washington - O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew, disse, nesta terça-feira, que as políticas de saneamento nos países ricos deveriam ser "reorientadas", para promover o crescimento econômico e o emprego.

"A demanda mundial enfraqueceu e a economia da zona do euro deve se contrair pelo segundo ano consecutivo", disse Lew diante da comissão bancária do Senado.

"Nas economias avançadas há uma necessidade de reorientar o ritmo de saneamento orçamentário com o fim de promover o crescimento econômico e do emprego", acrescentou.

"Reduzir o déficit não pode ser o único objetivo da política orçamentária. A criação de empregos e o crescimento devem ser a prioridade", insistiu o secretário do Tesouro, cujas declarações coincidem com um forte debate na Europa sobre a pertinência das políticas de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEstados Unidos (EUA)Países ricosZona do Euro

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo