Economia

IPCA no 1º trimestre deve ter alta de 1,7%, diz economista

No segundo trimestre do ano, porém, a inflação deve recuar para 1%, projetou economista da consultoria Tendências


	As tarifas de transporte público, que devem subir cerca de 10%, ditarão a alta nos índices de preço de janeiro a março, projetou a Tendências
 (Germano Lüders/EXAME.com)

As tarifas de transporte público, que devem subir cerca de 10%, ditarão a alta nos índices de preço de janeiro a março, projetou a Tendências (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 17h03.

Rio - A inflação de 0,66% no varejo em dezembro, segundo o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) divulgado nesta segunda-feira, reforçou o cenário de preços elevados em 2012, avaliou a economista da consultoria Tendências Alessandra Ribeiro. No entanto, a expectativa é de desaceleração dos preços ao longo deste ano. A projeção da economista é de uma inflação de 1,7% no primeiro trimestre, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do governo. No segundo trimestre, no entanto, a projeção é de perda de ritmo para 1%.

Para o período de janeiro a março, a expectativa é que os índices de preços sejam pressionados pelas tarifas de transporte público, sobretudo no município de São Paulo, onde a alta deve ficar na casa de 10% e contribuir com o avanço dos indicadores já em janeiro. Além disso, deve pesar na inflação o reajuste dos combustíveis, esperado para o início do ano. A Tendências trabalha com estimativa de alta de preço do litro da gasolina de 10% na porta da refinaria e de 4,5% para o consumidor final.

Os serviços, que já contribuíram para a inflação no varejo em 2012, devem continuar avançando neste ano, projetou Alessandra. Ela prevê alta de 8,2% para o grupo no fechamento de 2013. "A inflação de serviços é diretamente influenciada pela renda real, que continua subindo. Há ainda um efeito direto do salário mínimo do empregado doméstico e a recuperação da atividade econômica", detalhou a economista.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIGP-DIIndicadores econômicosInflaçãoIPCA

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda