Economia

Temer diz que país está crescendo a taxa superior à prevista

O presidente declarou que, quando assumiu a presidência da República, "o Brasil estava mergulhado na mais profunda recessão de sua história"

Michel Temer: "O Brasil saiu da recessão e esta é a boa notícia que quero partilhar hoje" (Paulo Whitaker/Reuters)

Michel Temer: "O Brasil saiu da recessão e esta é a boa notícia que quero partilhar hoje" (Paulo Whitaker/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de junho de 2017 às 17h23.

Última atualização em 1 de junho de 2017 às 17h59.

O presidente Michel Temer voltou a usar as redes sociais para comemorar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2017, divulgado nesta quinta-feira, 1, pelo IBGE.

Em vídeo postado na sua página do Twitter, Temer lembra que a economia cresceu 1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o quarto trimestre de 2016, e que este é o primeiro número positivo depois de dois anos consecutivos de queda do PIB.

"O Brasil venceu a recessão. Estamos crescendo e é uma taxa superior ao que boa parte dos analistas previam", comemorou o presidente.

Temer afirma no vídeo que, há pouco mais de um ano, quando assumiu a presidência da República, "o Brasil estava mergulhado na mais profunda recessão de sua história".

"O número de hoje marca o renascimento da economia brasileira em bases sólidas e sustentáveis. Este número é resultado de um ano de trabalho. Trabalho do meu governo em sintonia com o Congresso Nacional, ouvindo a sociedade para promover as reformas adiadas por tanto tempo", afirma.

Segundo ele, o crescimento registrado pelo IBGE é uma conquista de todos os brasileiros. "Com responsabilidade social e fiscal conseguimos voltar a crescer.

Nossa inflação, hoje sob controle, encerrará o ano abaixo do centro da meta", disse, lembrando que isso significa mais poder de compra.

Em seguida, Temer afirmou que o controle da inflação tem permitido a queda da taxa de juros e lembrou que ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic de 11,25% para 10 25% ao ano, marcando a sexta queda consecutiva da taxa.

"Menor inflação, juros em queda, conquistas de um ano de trabalho. O Brasil saiu da recessão e esta é a boa notícia que quero partilhar hoje com a sociedade brasileira. Estamos crescendo e logo será o emprego a nos trazer as boas novas. Mais renda, mais trabalho", encerra o presidente.

Pela manhã, logo que o IBGE divulgou os números do PIB, Temer já havia comemorado os dados também pelo Twitter, com a frase: "Acabou a recessão!"

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraGoverno TemerIBGEMichel TemerPIB

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China