Economia

Temer comemora corte surpreendente dos juros pelo Copom

O corte da taxa Selic para 13,0 por cento ao ano pelo Copom surpreendeu o mercado, que esperava uma redução de 0,50 ponto percentual

Temer: o presidente do Brasil jpa vinha dizendo esperar uma queda dos juros (Adriano Machado/Reuters)

Temer: o presidente do Brasil jpa vinha dizendo esperar uma queda dos juros (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de janeiro de 2017 às 20h47.

O presidente Michel Temer comemorou a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central de reduzir a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, e disse que estão dadas as condições para a retomada da economia e da criação de empregos.

"A decisão do Banco Central, que delibera de forma independente e com base em elementos exclusivamente técnicos, respalda a convicção do Presidente Michel Temer no sentido de que estão dados os elementos para uma retomada do crescimento econômico e da criação de novos empregos ao longo do ano", afirma do Palácio do Planalto.

"Abre-se espaço para que a taxa de juros seja gradualmente reduzida, de modo responsável, consistente e sustentável", acrescenta a nota.

O corte da taxa Selic para 13,0 por cento ao ano pelo Copom surpreendeu o mercado, que esperava uma redução de 0,50 ponto percentual.

Temer vinha dizendo esperar uma queda dos juros, como na última segunda-feira, quando disse não desejar "dar palpite nessa área, que é uma área muito delicada", mas afirmou que "certa e seguramente com a inflação caindo, naturalmente os juros irão cair".

Acompanhe tudo sobre:CopomJurosMichel Temer

Mais de Economia

Para investidor estrangeiro, "barulho local" sobre a economia contamina preços e expectativas

Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo responde

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%

Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024